terça-feira, 9 de abril de 2013

Antropologia e Sociedade

 
Estrutura do processo sociológico
 
 
 
  As espécies animais e suas atitudes instintivas e genéticas.
  O homem e o tornar-se humano através do aprendizado.
  Antiguidade: os pensamentos míticos e religiosos eram o de maior propagação nas civilizações ocidentais.
 Império Romano: os gregos rompem com o senso comum, com a tradição e com o misticismo do período da Antiguidade. Eles também influenciaram e deixaram suas marcas nas chamadas "criações gregas". Dentre essas criações destacam-se a Filosofia que estuda o pensamento humano, a Geometria que estuda a medida da terra e a Astronomia que é o estudo dos astros.
  Idade Média: Nesse período a racionalidade é vista como mero instrumento auxiliar da fé, ou seja, o raciocínio humano não funciona sem que estes humanos estejam interligados com a fé.
  Renascimento: Nesse período a um crescente avanço na ciência. É o período conhecido como Século das Luzes, onde é chamado de Iluminismo, é o período das Grandes Navegações.
  Finalmente chegamos ao século XIX onde a o surgimento da Sociologia, que é a ciência que estuda a sociedade.
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Metodologia Científica

A Ciência
 
 
Do medo á Ciência
 
A evolução humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligência .Sendo assim podemos definir três níveis de desenvolvimento da inteligência: o medo, o misticismo, e a ciência.
 
a) O medo: Os seres humanos pré-históricos não conseguiam entender os fenômenos da natureza. Por este motivo, suas reações eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido.
 
b) O misticismo: Num segundo momento, a inteligência humana evoluiu do medo para a tentativa de explicação dos fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições.
 
c) A ciência: Como as explicações mágicas não bastavam para compreender os fenômenos, os seres humanos finalmente evoluíram para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu nasceu a ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica.
   O ser humano em si é o único animal pensante. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado de suas próprias experiências.
 
  O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado á sua característica de viver em grupo, ou seja, o valor de um indivíduo é transmitido a outro, que por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro.
 
 
 
A evolução da Ciência
 
 
 


 
 
 
Os egípcios já tinham desenvolvido um saber técnico evoluído, principalmente nas áreas de matemática, geometria e na medicina, mas os gregos foram provavelmente os primeiros a buscar o saber que não tivesse, uma relação com atividade de utilização prática.
 
O conhecimento histórico dos seres humanos sempre teve uma forte influência de crenças e dogmas religiosos. Mas na Idade Média a igreja Católica serviu de marco referencial para praticamente todas as ideias discutidas na época.
 
O Método Científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. Já no fim do período do Renascimento, Francis Bacon pregava o método indutivo como meio de se produzir o conhecimento.
 
A Igreja e o pensamento mágico cederam lugar a um processo denominado, por alguns historiadores, de "laicização da sociedade".
 
Na sociologia, Augusto Comte desenvolveu sua explicação de sociedade, criando o Positivismo, vindo logo após outros pensadores.
 
A Ciência passou a assumir uma posição quase que religiosa diante das explicações dos fenômenos sociais, biológicos, antropológicos, físicos e naturais.

Psicologia

Definição de Psicologia
 
 
 
É o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
 
 
 
 
 
A Psicologia enquanto ciência
 
 
 
.Utiliza métodos científicos;
 
.Tem objetivos científicos;
 
.Descreve e explica os fenômenos;
 
.Usa procedimentos científicos;
-Observação e experimentação;
 
.Obedece aos princípios científicos;
Objetividade e o controle da influência do investigador.
 
 
 
 
Principais ramos da Psicologia
 
 
Biopsicologia- é o estudo das bases biológicas do comportamento.
 
Psicologia Experimental- estuda os processos de sensação, percepção, aprendizagem e pensamentos acerca do mundo.
 
Psicologia Cognitiva- estuda os processos mentais superiores (pensamento, linguagem, memória, resolução de problemas, raciocínio, julgamento e tomada de decisão).
 
Psicologia do Desenvolvimento- identifica as mudanças físicas, cognitivas, sociais e emocionais que ocorrem ao longo da vida.
 
Psicologia da Personalidade - procura explicar a consistência e a mudança do comportamento das pessoas.
 
Psicologia da Saúde- explora a relação entre fatores psicológicos e doenças ou lesões físicas.
 
Psicologia Clínica- estuda, diagnostica e trata do comportamento perturbado.
 
Aconselhamento Psicológico- trata de problemas de ajustamento educacional, social e de carreira.
 
Psicologia Educacional- trata dos assuntos relacionados com os processos de ensino e de aprendizagem.
 
Psicologia Escolar- avalia e desenvolve estratégias para resolver problemas que as crianças do ensino pré-primário, primário e secundário apresentam ao nível acadêmico e emocional.
 
Psicologia Social- estuda a maneira como os pensamentos, sentimentos e ações das pessoas são afetadas por outras.
 
Psicologia da Mulher- concentra-se nos fatores relacionados com o comportamento e desenvolvimento feminino.
 
Psicologia do Consumidor- analisa hábitos de compra das pessoas.
 
Psicologia Organizacional e Industrial- integra assuntos como a produtividade, satisfação no local de trabalho e tomada de decisões.
 
Psicologia Intercultural- investiga as semelhanças e diferenças no funcionamento psicológico em várias culturas e grupos étnicos.
 
Psicologia Evolutiva- tem origem na Psicologia Cognitiva e na Biologia Evolutiva.
 
 
 
Principais ramos da Psicologia (áreas emergentes)
 
 
-Psicologia do Ambiente
 
-Psicologia Forense
 
-Psicologia do Desporto
 
 
Origens da Psicologia
 
 
-Grécia e Roma antigas: Aristóteles;
-1879: criação do primeiro laboratório em Leipzing (Alemanha), para o estudo experimental dos fenômenos psicológicos (Wilhem Wundt)
 
 
 
Surgimento de vários movimentos com perspectivas diferentes e que estão na origem da Psicologia Geral Moderna:
 
 
.Estruturalismo (Wilhem Wundt, Edward Titchener)
 
.Funcionalismo (William James)
 
.Behaviorismo (Jonh Watson)
 
.Gestaltismo (Max Wertheimer)
 
.Teoria Psicanalítica
 
 
Estruturalismo
 
 
-Modelo de Wundt que se concentra nos elementos fundamentais que constituem a base do pensamento, da consciência, das emoções e de outras formas de atividades e dos estados mentais.
 
 
Funcionalismo
 
 
-Aborda-se o que a mente faz, as funções da atividade mental- e o papel do comportamento com vista a permitir que as pessoas se adaptem aos seus ambientes.
 
 
Gestaltismo
 
 
-Abordagem da Psicologia que considera a maneira como a organização da percepção e do pensamento é feita em "totalidades", em lugar de elementos individualizados.